A História do Sensei

Começou a praticar karatê em 1985, na época karatê tradicional, aos 10 anos de idade, com o Sensei Paulo Cesar Carvalho, na época ainda faixa marrom de karatê do estilo Shotokan.

 

Desde o inicio, sempre foi um atleta muito aplicado, participando de vários eventos ainda como faixa branca.

 

Porém, sua 1ª medalha numa competição viria somente quando já estava na faixa vermelha em um torneio de karatê em Duque de Caxias.

 

Começou a ministrar aulas de karatê muito cedo, ainda na faixa Verde, pois a maioria dos atletas que treinavam juntamente com ele eram poucos graduados e sempre no intuito de ajudar seu antigo professor.

 

No auge da técnica ainda como dangai, decidiu parar de treinar por um pequeno período por conta de não conseguir se conciliar com os horários de trabalho e estudos.

 

Na faixa marrom (no qual ficou por 8 anos), conseguiu seu 1º reconhecimento como medalhista estadual, ficando em 3º lugar no kumite após 05 (cinco) lutas exaustivas.

 

Os eventos que o mesmo participou como dangai, durante boa parte de sua vida como karateca, antes de chegar na faixa marrom, foram eventos pequenos, sem muita projeção no mercado das artes marciais.

 

Formou-se faixa preta 1º Dan pela FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro) em 11 de Dezembro de 1999, depois de um dia exaustivo para todos os atletas que na época faziam exame de faixa e de enfrentar uma banca examinadora de mais de 10 mestres de karatê conceituados e gabaritados para esta avaliação. Num tempo em que, você tinha que ser muito bom pra poder fazer exame de faixa preta.

 

Cinco meses após se formar faixa preta, se filiou na federação de karatê interestilos (FKRJ) devido a divergências e por não concordar com algumas coisas dentro de sua antiga equipe de karatê.

 

Por lá, foram 06 (seis) longos anos buscando seu espaço e alguma maneira pra divulgar o seu trabalho. Durante este período, juntamente com seu amigo e também faixa preta José Antônio (Sensei Sinistro), formando a equipe de karatê Telles e Medeiros, no qual conseguiram bons resultados nos eventos em que participaram juntos. Após quase 04 (quatro) anos juntos, a Telles e Medeiros foi desfeita devido a divergências e pensamentos não compatíveis dentro da equipe. Cada professor resolveu seguir seu caminho dentro das artes marciais, mas a amizade entre dois existe até hoje.
 

No inicio de 2006, retorna para FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro), dando inicio a um trabalho que hoje é conhecido por todos os seus alunos e pelos amigos que o acompanham. Conheceu grandes mestres e atletas e começou a se inspirar nos mesmos para que pudesse a partir daí, colocar em prática todos os seus conhecimentos. Já no primeiro evento que participou após o seu retorno, lutou bravamente com um dos dedos do pé quebrado (quebrou treinando um dia antes do evento) e ainda sim conseguiu ficar em 3º lugar no kumitê dos Jogos Abertos do Interior (JAI) na categoria verde a preta, 18 a 34 anos, - 80kg, evento este realizado no Ginásio do Sesc de Madureira.

 

De lá pra cá, tem desenvolvido um trabalho para aprimoramento técnico dos seus atletas, inclusive fazendo um campeão brasileiro de kumite em 2009 e conseguindo o feito de levar todos os seus atletas que participaram do Campeonato Estadual de Karatê da FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro) de 2009 ao pódio.

 

O ano de 2009 foi o melhor de sua pequena e curta carreira como atleta, disputando em torno de 15 (quinze) eventos e medalhando em 13 (treze) deles. Na sua grande maioria como 1º colocado na luta, pois quando chega numa final procura ser decisivo e aplicado, mesmo que levando seu professor a loucura com sua maneira displicente, porém bastante consciente de lutar.

 

Sem levar em consideração que o mesmo era o mais velho da categoria (34 anos), o mais baixo (1,65m) e o mais pesado (82kg). O que pra um atleta de ponta é quase que impossível manter um padrão de qualidade com todos esses itens contra. Mas ainda sim, Sensei Cristiano não deixou de ser aplicado e treinando arduamente com seu novo professor (Sensei Marcus Cutrim da Power Fit) e seus atletas, passou a melhorar sua qualidade técnica e se sagrou campeão de kumite na categoria 18 a 34 anos, -84kg, das 03 (três) etapas do The Best of The Best 2009, perdendo apenas na última das etapas onde só estavam os 04 (quatro) melhores de todo o evento. Mesmo com fortes dores de tendinite nos dois antebraços, Sensei Cristiano entrou no dojo e acabou perdendo para um atleta que vencera de virada na 2ª etapa do The Best of the Best em Nova Iguaçu (perdia a luta por 2 x 0 e virou pra 5 x 4).

 

Em 2010, a convite do amigo e professor de Karatê Leandro Lourenço, disputou juntamente com três de seus atletas o Campeonato Sul Sudeste da CEEBK, representando a FEEKRJ do Shihan Hernani. Mostrando muita maturidade dentro das quatro linhas, conseguiu bons resultados como o 3º lugar no Kumite individual, categoria acima de 75kg, 2º lugar no kumite por equipe e 2º lugar no kata por equipe. Sem contar com o show proporcionado pelos atletas da Telles Team neste evento. Simplemente show!!!

 

Ainda no ano de 2010, conseguiu juntamente com seus atletas Carlos Alberto e Bruno Blade o título de campeões estaduais por equipe. A Telles Team proporcionou grandes lutas neste evento, fazendo jus ao seu lema, que verdadeiramente é proporcionar boas lutas aos espectadores.

 

Ainda em 2010, disputou o Campeonato Brasileiro de Karatê pela FBK (Federação Brasileira de Karatê), evento realizado no Rio de Janeiro na Vila Olímpica de Duque de Caxias. Chegou a final da categoria (35 a 40 anos - Verde a Preta) juntamente com o amigo Anderson Matias. Acabou ficando em 2° lugar devido o atleta estar melhor fisicamente e tecnicamente.

 

Na 1ª Copa Nápoles, evento realizado pela professora Fernanda Leão no ginásio do América Futebol Clube, sensei Cristiano proporcionou uma grande luta  naquele que está se tornando um dos clássicos do karatê na categoria master (35 a 40 anos). Cristiano Telles x Anderson Matias.

 

Com o placar apertado (1 x 0 no Sai Shiai), conseguiu sua 1ª vitória sobre o amigo Anderson, empatando em 1 x 1 esse confronto. Conquistou o 1º lugar no kumite e ainda ficou em 3º lugar, perdendo para o amigo Elbem na semi final.

 

Em 2011, não dispitou tantos eventos, porém sagrou-se Campeão da 2ª Etepa do The Best of The Best 2011 e 2° lugar na 3ª etapa. Ficando em 2° lugar na soma geral do evento.

 

Devido a problemas com a morte de sua mãe e sua avó consecutivamente, acabou desanimando durante um período.

 

Mas como o karatê está em suas veias, retornou ainda para disputar o regional metropolitano, ficando em 2° lugar. Já no estadual, ao disputar a semi-final, acabou perdendo para o mesmo atleta que o vencera no regional metropolitano, ficando em 3° lugar no Campeonato Estadual de Karatê de 2011 (Master - 35 a 40 anos - Verde a Preta).

 

No ano de 2012 foram de poucos eventos, porém proveitoso.

 

No Campeonato Regional Metropolitano 2012, ficou em 2° lugar no kumite, onde seu adversário correu todo tempo durante a luta.

 

Foi 3° colocado no kata e no kumite no Campeonato Brasileir de Karatê da CEEBK na cidade de Taboão da Serra - SP.

 

No mês de Outubro de 2012, foi convidado a fazer parte da equipe de kumite de Bauru - SP, para disputar os jogos abertos do interior no qual a própria cidade será sede.

 

Oss....